Wednesday, March 21, 2007

José Mourinho: uma metodologia diferente

José Mário dos Santos Mourinho Félix nasceu no dia 26 de Janeiro de 1963, em Setúbal. José Mourinho nunca conseguiu seguir uma carreira futebolística como o seu pai, Félix Mourinho, apesar de ter passado por alguns clubes menores. Mas desde cedo mostrou uma habilidade inata para organizar e preparar relatórios e os dossiers do pai.
Depois de sair do FC Barcelona, regressa a Portugal para assumir o cargo de treinador principal do Benfica, mas a sua passagem é fugaz. Mais tarde ingressa na União de Leiria, onde consegue obter resultados excelentes. Esses resultados originaram a sua transferência para o FC Porto. A sua passagem pelo Porto ficou marcada por grandes conquistas a nível nacional e internacional. Após as grandes conquistas, surge uma proposta milionária do Chelsea, impossível de recusar. No campeonato inglês, José conquista na primeira época vários troféus e bate também vários recordes, conquistando o apelido de “O Especial”.
O sucesso está presente na vida de José Mourinho dai as duas eleições para melhor treinador do mundo. Um dos factores que explica o seu sucesso é a metodologia de treino que usa.

Método Tradicional

Esta metodologia baseia-se essencialmente no treino isolado de cada uma das componentes do rendimento (físico, táctico, técnico, psicológico).
Os utilizadores desta metodologia dão maior importância à componente física, baseando todo o seu trabalho no melhoramento deste aspecto, pois defendem que a base da componente táctica e técnica é a componente física. Logo, preconizam que para porem em pratica o modelo de jogo é necessário estar bem fisicamente.
Então, nas primeiras semanas da pré-época dá-se prioridade ao físico, através da realização de exercícios para melhorarem todos os aspectos à componente física como a força e a velocidade.
Os treinadores que utilizam esta metodologia defendem que se o rendimento físico do atleta for elevado o seu rendimento táctico também o será.
Apesar deste método de treino ser muito utilizado pelos treinadores profissionais, não implica que este seja o melhor para treinar os atletas.
Método usado por Mourinho

A metodologia usada por José Mourinho denomina-se periodização táctica, e diverge bastante da metodologia tradicional, pois esta não dissocia as componentes do rendimento, treina estas componentes em especificidade. Mourinho cria exercícios que comportem todas as dimensões do rendimento de forma a treinar em especificidade de modo a implementar os princípios de jogo que suportam o seu modelo de jogo.
Esta metodologia defende que é fundamental ter um modelo de jogo e uma organização pois estes factores são a base para um alto rendimento. Logo, a forma desportiva não pode ser amputada e circunscrita à dimensão física, pois são necessárias todas as dimensões para se conseguir o modelo de jogo que se pretende.
Este método preconiza que a regularidade de jogo é o objectivo fundamental desta metodologia. Para obter esta regularidade é preciso implementar um padrão semanal de treino que acompanhe a equipa ao longo da época, desde a segunda semana até à última semana de trabalho.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home